quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Visto de Estudante

O processo de visto é bem tranquilo, o único problema é que ele é bem caro e como vocês devem saber as despesas de visto não são cobertas pelo CNPq.

Você só pode dar entrada no visto quando receber o CoE, então não é algo que dê para ir adiantando durante o processo. A LAE nos auxilia muito durante  essa etapa! Então podem ficar tranquilos.


Para aplicar é preciso acessar o site da imigração australiana, selecionar a opção "Student Visa" e iniciar o preenchimento de um formulário. Eu preenchi sozinha e rapidinho (cerca de 40 minutos), porém se você não se sentir muito seguro em relação ao inglês eu aconselho chamar alguém que seja mais familiarizado com a língua para te acompanhar no processo. Se não tiver ninguém, vá com fé no google tradutor e manda bala! Não faça com pressa e certifique-se que preencheu tudo corretamente.

É importante ter em mãos cartão de crédito internacional para pagar a taxa do visto, AUD$535,00. É a LAE que irá finalizar a aplicação, pois assim eles serão "Authorized Recipient" (representantes autorizados) do seu processo de visto podendo ajudar em casos de eventuais atrasos contactando a embaixada da Austrália diretamente.

Outra coisa que você deve fazer é escolher o médico em que fará o exame médico e a clínica onde fará o raio-x do tórax, ambos obrigatórios. Você pode encontrar a lista de médicos e clínicas autorizadas aqui. Para aqueles que optarem por um médico que esteja cadastrado no sistema eletrônico é preciso aplicar ao visto antes de fazer a consulta e o exame. Lembrando que só existem médicos nas grandes capitais do país então, considere nas despesas transporte e possíveis acomodações.



Eu aconselho que você escolha um médico que esteja cadastrado no sistema online, é possível identifica-los facilmente no site pois logo ao lado do nome existe um símbolo com a letra "e". É "melhor" escolher tais médicos pois o processo tende a ser mais rápido, já que tudo é feito online.

Não é difícil de marcar horário nesses médicos, mas não deixe para última hora! A partir do momento que você termina de preencher a ficha online do visto o prazo é de 28 dias corridos para que os resultados cheguem na embaixada e imprevistos acontecem, como máquina de raio-x quebrada por exemplo (dessa vez não aconteceu comigo, mas aconteceu!).

Já adianto que uma consulta custa aproximadamente R$ 250,00 e o raio-x R$ 89,00 (isso em São Paulo, não sei se varia de lugar para lugar). As vezes o laboratório que faz o raio-x aceita alguns convênios, então não deixe de perguntar!



Depois de fazer a consulta e o exame é só esperar. O raio-x demora aproximadamente 2 dias para ficar pronto e chegar no médico (via motoboy, ou seja, mais R$ 5,00 na conta) e aí é só esperar a aprovação, que sai logo em seguida. Eu fiz minha consulta médica e meu exame no mesmo dia, 18/12 e tive a confirmação do meu visto dia 21/12 (meu médico estava cadastrado no sistema online).

O visto é todo online, ou seja, ele é atrelado ao seu número do passaporte.  Não é preciso "colar" nada em nenhuma folha como acontece nos outros países. Então, muito cuidado com esse documento a partir daí!

21 comentários:

  1. depois de ler AUD$535 senti uma facada no meu peito haha.

    a propósito, seu blog está sendo muito esclarecedor. parabéns pela iniciativa e continue postando! :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é Luiz :/ não é pouco não! Ainda mais se juntar com as despesas do TOEFL e traduções juramentadas! Mas pense como um investimento! Hahahahahaha.

    Obrigada pelo feedback, é bem legal quando as pessoas postam alguns comentários. Assim não parece falo com as paredes :P hahahahahahaha.

    Beijos e boa sorte no seu processo!

    ResponderExcluir
  3. haha realmente, é um baita dum investimento.

    coloquei seu blog no meu google reader, então sempre que tem post novo aparece lá. e segundo o contador (quase 1900 visualizações) você não está falando com as paredes não! hahaha

    obrigado! :*

    ResponderExcluir
  4. Quanto aproximadamente você gastou com todo o processo?

    ResponderExcluir
  5. Bom, são valores bem por cima porque eu não sei exatamente quanto gastei de transporte e acomodação. Isso porque algumas vezes fiquei na casa de parentes, amigos e meu pai me levou de carro para alguns lugares.
    Para estimar o transporte vi quanto custa uma passagem da minha cidade até o terminal Tietê em SP onde fiz o TOEFL e o exame do visto e mais o custo de 2 passagens de metrô. Mas vamos lá:

    TOEFL:
    Inscrição - R$ 420,00
    Transporte - R$ 50,00

    Tradução Juramentada: R$ 260,00

    Visto:
    Aplicação: R$ 1.100,00
    Médico: R$ 250,00
    Exame: R$ 0,00 (consegui pelo convênio, mas é R$ 89,00)
    Transporte: R$ 60,00

    Total até agora: R$ 2.140,00
    Lembrando que esse valor é bem por cima, acho que foi mais... Mas é como eu disse, pense como um investimento porque isso não é nada perto do valor total da bolsa :)

    ResponderExcluir
  6. Aliás, bem legal a sua pergunta! Vou ver se consigo obter esses valores com mais precisão em casa e criar um post sobre isso aqui :) isso é algo que a gente realmente não tem noção quando começa o processo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu blog Fernanda, tá muito show!

    Eu tenho uma dúvida, quando você está preenchendo os dados do visto lá mesmo você já sai com o dia da consulta com o médico ou você tem que entrar em contato direto com ele e dizer que é uma consulta com finalidade de visto e tals... Essa parte pra mim é meio confuso xP. Obrigado ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi Artur, você precisa finalizar o processo de visto antes. Aí você coloca o médico que escolheu e a clínica. Só que quem finaliza o processo é a LAE, então o que eu fiz foi: iniciar o processo de visto até o ponto que a LAE indica e no mesmo dia marcar a consulta com o médico (isso é feito ligando lá e marcando).

    Aí quando me ligaram da LAE para finalizar o processo de visto, eles perguntaram se eu já havia marcado a consulta e onde. Aí eles colocam esses dados no "Online Health" que é um formulário que você preenche antes de finalizar o processo de visto. E aí me mandaram por e-mail.

    Como você viu, não consegui explicar muito bem, já que essa parte é feita toda pela LAE :) mas é tranquilo viu?

    ResponderExcluir
  9. Nossa Fernanda já ajudou demais!! Deu pra entender legal essas parte, pelo menos eu sei que a LAE não vai me deixar perdido xP Você é um anjo nas nossas vidas de candidatos desesperados. Valeu mesmo ;)

    ResponderExcluir
  10. qual o proposito dessa ida ao medico e raio x?

    ResponderExcluir
  11. Correndo atrás de um cartão de crédito internacional com todo esse limite...

    ResponderExcluir
  12. Fernanda, você fez os exames em sampa mesmo ou com médicos com um "e"? Abri o site de cadastros autorizados, mas não existem médicos com esse "e" em sampa.
    Outra dúvida, como saber se esses médicos têm convênio com a UNIMED? Só ligando mesmo, né?

    Ah, e parabéns pelo blog! super recheado e completo!
    Passo por aqui quase todos os dias! hehe

    Sucesso e obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Fernanda, perfeito blog!!

    Uma dúvida: qual a subclasse ("Student Subclass Options") corresponde ao visto para undergraduate?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Fernanda! Olha só, o que eles pedem nesses exames? É exame de sangue e tal?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Fernanda, estou com muitas dúvidas, como percebeu, rsrs

    para pagar o visto, só com cartão internacional? Meus pais não têm, aliás, somos do interior, nunca imaginamos que isso aconteceria comigo, rs..
    sou do Sul de Minas Gerais, daí eu tiro o visto em Sampa ou em BH? (pra gente Sampa é mais perto!)
    o visto é liberado em quanto tempo? uma amiga disse que demora, tem umas entrevistas; isso vale pra Austrália?
    bom, até agora não tive gasto com TOEFL, traduções, seria só o visto e exames médicos mesmo...
    sobre os exames, a empresa que meu pai trabalha tem convênio com o Serpram. Em Sampa, algum dos médicos credenciados fazem parte desse convênio? (caso vc saiba ou conhece alguém que saiba, rs)

    Acho que por enquanto é isso!!
    Valeu!! :)

    ResponderExcluir
  16. Fernanda, queria saber, por acaso só vamos arcar com a despesa do visto (1.100,00) quando tivermos certeza de que será aprovado né? Pra não ter que desembolsar essa quantia e ainda correr o risco de ter o visto negado...

    ResponderExcluir
  17. Eu gostaria de saber sobre material de depilação, se tem cera quente para vender, clareador de pêlos, e sobre cremes de hidratação de cabelos. :)

    ResponderExcluir
  18. quanto tempo antes de ir pra australia seu visto estava pronto? porque provavelmente estarei viajando um mes antes de ir pro intercambio, entao se é tudo online não teria problema nenhum. O que vc acha? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  19. Eu irei fazer doutorado em Perth e irei aplicar para o visto de estudante subclasse 574. Eu posso escolher meu medico de família ou somente algum que esteja na lista do consulado? eu moro no interior e provavelmente nao tera nenhum medico cadastrado. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  20. Realmente é obrigatorio esses exames e tirar o raio x para conseguir o visto? Abraços e obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá... estou aplicando pra o mesmo visto e comecei a aplicação online.
    Estou com uma grande dúvida.
    Todos os meus documentos precisam ser traduzidos? Tenho empresa no meu nome e estou aplicando a papelada da empresa também (como contrato social, pro labore, decore...). Tudo isso precisa ter tradução juramentada? Já inclui alguns documentos básicos (CNH, CPF, offer letter, eCoE...), mas todos do jeito que tenho, sem estar traduzido.
    Você poderia por favor me dar uma luz?
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir