sábado, 5 de janeiro de 2013

Passagem de Avião

Depois do seu nome sair na lista oficial do CNPq é hora de bebemorar muito com os amigos! E depois da ressaca é preciso começar os preparativos para a viagem. E a primeira coisa que eu fiz foi comprar a passagem para a Austrália.


O CNPq vai pagar a parcela referente a passagem de ida (sim, só ida!) junto com os auxílios e com as duas primeiras mensalidades. Porém, se você for pesquisar, normalmente quando você compra junto a passagem de ida e volta sai muitas vezes mais barato (ou o mesmo preço) do que comprar somente a ida.

A LAE aconselha aos estudantes que irão ficar no país até 12 meses comprem a passagem de ida e volta pois o fato de não ter comprado o retorno pode dar problema na imigração.

É importante ficar atento pois muito provavelmente você terá que remarcar a sua passagem de volta caso compre juntamente com a ida. Isso porque as companhias aéreas não emitem bilhetes com tanta antecedência. Eu comprei minha passagem dia 04/12 e consegui marcar a minha passagem de volta para 10/10. A passagem de volta pode ser remarcada até 1 ano após o embarque, como eu vou dia 11/02/2013 se voltar da Austrália até 11/02/2014 não precisarei comprar um novo bilhete aéreo.

A duração de um voo para a Austrália pode ser de até 40 horas dependendo das escalas!! Então fique atento para não pegar um voo muito longo já que o mesmo percurso pode ser feito em aproximadamente 24 horas (o que é tempo pra caramba também!). 

Existem inúmeras rotas para chegar na Austrália e consequentemente muitas companhias aéreas para escolher. Eu optei pela LAN para fazer o percurso até Sydney e a Qantas para chegar até Brisbane. A rota que eu farei é:

São Paulo (GRU) -> Chile (SLC) -> Sydney (SYD) -> Brisbane (BNE)

Vou sair de Guarulhos dia 11/02, 8:05 (horário do Brasil) da manhã e chegarei em Brisbane dia 12/02, 19:35 (horário da Austrália).

Escolhi a LAN + Qantas por indicação de amigos, é sempre uma boa fazer uma pesquisa de opinião antes de comprar a passagem, afinal é muito tempo dentro de um avião!

Outra coisa interessante de observar ao comprar a passagem é o tempo de cada escala. Como você terá que descer do avião e pegar outro para seguir viagem uma escala de 30 minutos é muito pouco pois qualquer atraso do avião pode comprometer todo o itinerário. Ao mesmo tempo, uma escala de 8 horas é exagero, já que prolonga desnecessariamente a viagem e faz dela mais cansativa. O ideal é procurar por escalas de 2/3 horas para fazer tudo com calma e sem se preocupar (muito) com imprevistos ou atrasos.

E uma dica para as meninas, pode ser que você tenha que levar apenas 2 malas de 23kg para passar um ano na Austrália, eu descobri isso depois que já tinha comprado a minha passagem. Apesar da LAN aceitar 2 malas de 32kg (normalmente o padrão para voos internacionais), a Quantas só aceita duas malas de 23kg! Então, se não quiser fazer mágica e colocar sua vida em duas malicas assim não se esqueça de conversar sobre isso com a sua agência de viagens. Porque ninguém merece pagar excesso de bagagem...
Na hora de cotar a passagem lembre-se sempre de pedir a "tarifa de estudante" ela é BEM mais barata que a convencional e com o CoE ou Offer em mãos já é possível comprar a passagem com esse preço mais em conta.




As vezes as passagens com partida no final de semana ou feriados tem um acréscimo no preço, então o ideal é cotar o bilhete com saída em dias da semana diferentes. Período de férias: com certeza é mais caro! Eu peguei minha passagem dia 11/02 porque foi a data com o valor mais em conta, 10 dias antes a passagem estava mais de R$ 1.000 mais cara. Não dá pra entender...

A dica final é: não enrole muito para comprar a passagem, pois quanto mais longe da data da viagem mais barata ela é, muitas vezes vale a pena compra-la antes mesmo do dinheiro do CNPq cair na conta. Mas não se desespere e compre a primeira que aparecer! É importante pesquisar bastante até encontrar o melhor custo X benefício.

5 comentários:

  1. Olá Fê! Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pela qualidade do seu blog e das informações cedidas. Essas informações iniciais sobre seguro saúde e vacinação, por exemplo, estão ausentes em outros blogs e nos deixa perdidos! Ainda bem que vc está abrangendo todos esses assuntos :)
    Minha pergunta é: onde vc e os demais intercambistas compraram suas passagens aéreas? Foi via agência de viagens ou sozinhos, no próprio site da agência de aviação?

    Boa sorte na Austrália!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaís, que bom que está gostando do blog! Espero melhora-lo cada vez mais :)

    Sobre a compra de passagens, eu não coloquei o lugar que eu comprei para não fazer propaganda, hahahahaha mas eu comprei em uma agência a "CI - Central de Intercâmbio" foi aonde eu encontrei o melhor preço! E eu acho que a maioria comprou com agências mesmo, pelo que eu vi! Aconselho você pesquisar em todos os lugares que puder para encontrar o melhor preço as vezes você encontra no site da cia aérea uma promoção por exemplo!

    Espero ter ajudado :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, ta certo Fê! Mto obrigada! Continue com o ótimo trabalho :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê.
    Cm relação ao dinheiro da passagem, se eu quiser esperar o Cnpq depositar o dinheiro para depois eu comprar, e eventualmente a passagem acabe saindo mais cara do que a bolsa, com um comprovante de pagamento eu consigo que eles me reembolse ou terei que arcar do meu bolso?

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê, queria saber se a capes ou cnpq tbm banca a passagem de volta?? Valeeeu.

    ResponderExcluir