sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Seguro Saúde

Acho legal falar um pouco sobre o seguro saúde, afinal viajar para fora do país sem ter um seguro de viagem não existe. Pra vocês terem ideia do quanto isso é indispensável, na minha universidade você só consegue trancar a matrícula anexando um documento mostrando que a duração do seu seguro saúde abrange todo o período de intercâmbio. Além disso, na offer letter, a própria universidade exige que além das taxas o estudante pague um valor determinado no seguro saúde.



Na maioria dos editais do CsF você recebe uma quantia em dinheiro para você mesmo fazer o seguro saúde que achar mais conveniente. Mas no caso da Austrália nós já somos assegurados automaticamente, pra vocês terem ideia, no CoE já está especificado que o governo pagará o nosso seguro e qual empresa, no nosso caso a Allianz.

O Overseas Student Health Cover (OSHC) é um seguro bem básico. Vocês podem se informar mais no site, mas eu resolvi fazer um resumo dos pontos mais importantes aqui:

- Cobertura de 100% no caso de atendimentos de emergência dentro e fora do hospital.

- Cobertura de 85% no caso de radiografias e consultas com especialistas.

- Cobertura de 100% caso seja necessária internação em hospital particular.

- Cobertura de 100% para transportes de emergência (ambulância).

A lista de itens NÃO COBERTOS pelo seguro é ENORME. Acho que o que mais interessa são esses itens:

- O seguro só tem validade dentro do território Australiano, mesmo se você estiver em uma viagem de campo em outro país pela universidade, por exemplo. Logo, se você estiver pensando em viajar é bom reservar um dinheirinho para fazer um seguro durante o período que estiver fora do país.

- Tratamento odontológico. Lógico que se você arrancar um dente eles irão te atender no serviço de emergência, colocar um esparadrapo e só. 

Muitas pessoas acham necessário fazer um seguro adicional. Mas é bem caro, em torno de R$ 2.000,00 por ano. Algumas empresas fazem preços promocionais para estudantes do CsF então se realmente quiserem fazer um seguro por fora, pesquisem bastante!

Eu ainda não sei se farei, quando me decidir atualizarei o post :)

2 comentários:

  1. nossa esse parece q cobra pouca coisa =/
    olha, falando como alguem que ja usou seguro em intercambio, eu aconselharia vc se puder a fazer por fora se esse nao cobrir qualquer tipo de consulta de emergencia depois (que ta ai esses 85% pra radiografia e especialistas, nao sei outros tipos de servicos se tao inclusos), pode ser um caro que sai barato depois... eu quebrei o dedo na academia durante meu primeiro intercambio, de um modo mais besta e nada a ver, mas precisei de especialista (pq na emergencia so enfaixaram e deram tchau) e cirurgia, pq senao ele nao ia mexer mais (foi meio martelado hehehe), e fisioterapia depois. o seguro pagou tudo, mas eu tive a chance de ver a conta depois.. cada raio x (e foram muuuuuitos ) eram uns 200 dolares, a cirurgia uns 6.000, a anestesia mais uns 2.000 e cada conslta nem faço ideia, mas deu pra ver que eh MTO caro. e intercambio as vzes rola mtaa coisa assim, pq a gente acaba arriscando mais as vzes nas aventuras hahaha no msm ano q eu um amigo meu quebrou o pé/perna nao lembro.

    ResponderExcluir
  2. Você fez o seguro adicional? Precisou ir ao médico alguma vez?

    ResponderExcluir