segunda-feira, 11 de março de 2013

Procurando uma casa

Definitivamente esse foi o momento mais crítico do intercâmbio (até agora), porque eu não tive a sorte de achar casa rápido e foram 12 dias "homeless" na Austrália.

Quando ainda estava no Brasil eu procurei casa por alguns sites que o pessoal que já estava na Austrália me indicou. Dentre eles: GumtreeUQ RentalsEasy Roommate e The Pad. 

A ideia é começar a procurar aproximadamente 1 semana antes de vir e ir marcando inspeções para os dias logo em seguida a sua chegada na Austrália. Não adianta marcar muito antes porque as vagas normalmente não ficam disponíveis por muito tempo e nem pensem em achar algo legal por foto e fechar logo de cara. É sempre bom conhecer o lugar e principalmente as pessoas com quem você vai morar.

Além disso é importante prestar atenção em alguns detalhes nos anúncios, por exemplo, se a casa é totalmente mobiliada (fully furnished), quanto é o bond (um dinheiro que você deixa como "cheque caução" e que se você devolver a casa em bom estado ele volta pra você), qual o tempo mínimo de estadia e se todas as contas estão incluídas no aluguel.


Aqui em Brisbane o aluguel com as contas de água, luz, gás e internet varia entre 160 - 230 por semana. Depende do luxo da casa e do quanto ela é perto da universidade.

Para procurar casa você vai precisar de duas coisas urgentemente: o Go Card e um número de celular.

O "Go Card" é um cartão que você vai usar quando for utilizar um transporte público, seja ele trem, ônibus ou city cat. É importante fazer o mais rápido possível porque com ele você paga a tarifa de estudante e somente 9 viagens por semana! Sim :) o seu gasto com transporte será fixo! A partir da décima viagem nenhuma tarifa é cobrada, logo, nos finais de semana (ou mesmo antes) dá pra viajar para Gold Coast de graça ou mesmo dar uma passeada na City. Para fazer o Go Card de estudante é só ir na UQ, fazer sua carteirinha e ir em qualquer banca de jornal para comprar e recarregar o seu.


City Cat
Quanto ao celular você tem duas opções: trazer o seu do Brasil e comprar apenas o chip aqui ou comprar o aparelho também. Eu não trouxe o meu celular do Brasil, então tive que comprar um aparelho meio as pressas. Por sorte consegui um ótimo aparelho por um bom preço, mas comprar as coisas no impulso com certeza não é a melhor opção... Então, o meu conselho é: tragam um celular do Brasil, comprem um chip quando chegarem e depois, com calma, escolham o aparelho que atende as suas necessidades (e vontades). A variação no preço pode ser de até 100 dólares. Quanto as operadoras de celular, as mais usadas pelos brasileiros são Optus e Vodafone. Em breve escreverei um post sobre celulares também.

Bom e depois de 10 dias o meu destino foi morar com mais duas brasileiras ;)  uma delas de Maringá (que também faz Unicamp) e outra de Recife. Há quem me condene por morar com pessoas da mesma nacionalidade em um intercâmbio, mas eu estou gostando bastante e acredito que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito! E nós não somos exclusivas não, existem muitos intercambistas que preferem morar com brasileiros.


República "Oxe-Meu!"
Eu conheci as meninas pela internet inicialmente e combinamos de ficar no mesmo hostel. Aí como era mais fácil achar um lugar para um número maior de pessoas, nós resolvemos morar todas juntas e alugamos uma casa por 10 meses em St. Lucia. É bem tranquilo alugar casa aqui, não tem metade da burocracia que tem no Brasil e muitas delas já vem totalmente mobiliadas!

O clima da casa é bem de república mesmo, dividimos as tarefas pra cada uma, fizemos algumas "regrinhas" para convivência (tipo, não deixar louça na pia e blá blá blá) e a parte boa é que interagimos bastante, sempre conversando, vendo filmes, tomando uma cerveja no final da tarde... Isso ajuda muito a distrair a cabeça da saudade do Brasil, afinal é sempre bom ter com quem conversar e dividir o dia :)

Eu estou em um quarto individual, com uma camona de casal :P um armário embutido bem massa e uma escrivaninha. Então é bem tranquilo.

É importante dizer que normalmente aqui na Austrália você aluga um quarto. Então o locatário vai colocando várias pessoas na casa que dividem o banheiro em 2 ou mais pessoas e as áreas comuns com o resto dos moradores. Eu sinceramente não curti muito essa opção, porque em alguns casos as pessoas que moram na casa não interagem muito umas com as outras... Mas tem gente que teve mais sorte e transformou uma casa assim em uma república praticamente! Vai muito muito muito de sorte.

Essa fase de sem teto é muito muito crítica. Dá vontade de chorar, ligar pra mãe, voltar pra casa... Mas normalmente ela dura no máximo 15 dias! E depois de instalado é só alegria

16 comentários:

  1. muito bom esse post! o go card existe em todas as cidades da austrália ou só em queensland? e eu não entendi muito bem isso de 9 viagens por semana, toda semana você paga um valor fixo (9 viagens) e pode rodar o quanto quiser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se existem em todas as cidades! Se descobrir me avise ;) e sim, você entendeu certo, você paga 9 viagens (a semana começa na 2a feira) e depois anda de graça (até domingo de noite). Foi claro agora?

      Excluir
  2. Oi! e morar na UQ? Vc considerou essa opção? sabe como funciona??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe a opção dos colleges, que são as residências dentro da faculdade. Eu sei que em St Lucia é bem caro, coisa de 400 dólares por semana (eu pago 200). Mas quem vai pra Gatton consegue morar no campus, já que lá gira em torno de 300 com refeições inclusas.

      Mas eu nem cogitei essa hipótese.

      http://www.uq.edu.au/student-services/residential-colleges-application

      Excluir
  3. Nao brother! Igual ela falou, a partir da sua nona viagem na semana as outras sao de graca ai na proxima começa tudo denovo. Mas se vc quiser recarregar menoa q isso pode tbm, mas nao seria vantajoso. So nao sei se existe um valor teto para a recarga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, a semana é de 2a - domingo. você paga o ônibus 9 vezes e depois anda de graça ;) vc precisa ter crédito pra poder andar, pode colocar todo o dia ou em maior quantidade.

      O mínimo é 5 dólares, em média, por semana se usa 15.

      Excluir
  4. Oi Fernanda, parabéns pelo seu blog..sempre entro aqui pra dar uma olhadinha nas novidades..ainda mais agora que fui alocada pra UQ!!!\o/
    Depois gostaria (se der é claro!!) que vc fizesse um post sobre o custo de vida aí em Brisbane,se a bolsa que agente ganha da pra viver tranquilo!!
    Obrigada, e parabéns mais uma vez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa Gabi =) parabéns! Tenho certeza que você vai amar a UQ como eu! Posso fazer mais pra frente um post sobre isso sim, mas eu acho meio vago, já que o custo de vida depende exclusivamente do seu estilo de vida no país.

      Mas adianto que agora que Brisbane recebe o auxílio de cidade de alto custo dá pra viver tranquilamente com a bolsa por aqui.

      Boa sorte com o resto do processo!

      Excluir
  5. Beleza...mto obrigada..se tudo der certo em alguns meses nos veremos por aí!!!=)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda. Poderia nos dizer algo sobre o homestay? Se funciona mesmo e tal...

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um amigo está em Perth e não curtiu o homestay! Disse que é ruim pela liberdade, meio que eles não deixam de ter a vida dele pq você vai pra morar com eles :/
      eu aconselharia alugar, é o que pretendo fazer quando for no 2° semestre :)

      Excluir
  7. Oi Feca, estou gostando muito do seu blog, ele realmente é uma bussola para mim. Eu cheguei dia 17 de agosto (ontem) em Brisbane e estou bem só (do jeito que voce disse "querendo ligar para a mae e voltar para casa"). Estou alojada em homestay, no entanto, nao pretendo ficar por muito tempo e sim! quero morar com brasileiros... Gostaria que voce me desse uma direçao de casa- brasileiras- republicas, enfim, dividir uma casa com brasileiras. Peço sua ajudinha, por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel,

      No post tem alguns links para sites que o pessoal usa para alugar quartos.

      Tem um grupo no facebook que o pessoal anuncia vagas também, chama QUEST UQ MARKETPLACE entra lá.

      Poste no grupo do pessoal do seu edital, as vezes dá sorte de ter algum quarto vazio na casa deles.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Oi Fe, não encontrei esse grupo!
      Vc faz parte dele? Poderia postar o link pra nós?
      Obrigada

      Excluir
  8. Oi tudo bem? Queria saber sobre o urbanest, vc conhece alguem que ficou lá, se é uma opção boa e tals. Vlww

    ResponderExcluir