quarta-feira, 20 de março de 2013

Matérias e Matrícula

Eu não ia postar hoje, mas entrei no grupo dos meus futuros bixos e vi todos tãaaaao empolgados esperando as offers que me animei :)

UQ ;) essa fui eu que tirei!
Aqui na UQ ao contrário de muitas universidades, você não tem sua matrícula feita automaticamente, logo, durante a o-week você faz a sua matrícula nas matérias que podem (ou não) serem as mesmas que você escolheu no Brasil.

Aqui as matérias não tem "créditos" e sim "units". Você precisa se matricular em no mínimo 8, o que geralmente são 4 matérias. Porém o número de aulas de cada uma pode variar, existem matérias de 2 units com 4h de aula por semana e outras com 3h. Eu definitivamente não entendi a lógica, mas o importante é você contabilizar 8 units na sua matrícula.

A matrícula fica aberta por 3 semanas, logo dá pra ir na aula e ver se ela vai atender as suas expectativas (ou se você vai atender as dela, hahahahaha). Se você não curtir, dá tempo de trancar e pegar uma outra que você ache mais interessante. O período de trancamento vai até praticamente o meio do semestre.

Em algumas matérias, normalmente as que precisam de pré-requisitos, você não vai conseguir se matricular logo de cara. Vai ser preciso mandar um e-mail para o coordenador do curso, que vai olhar seu histórico e decidir se você está apto ou não para faze-la. Normalmente todo mundo consegue pegar o que quiser, a não ser que você realmente não tenha nada que possa ser considerado pré-requisito.

As matérias aqui não tem muitas horas de aula, porém é MUITO conteúdo em pouco tempo. Eles realmente assumem que você estude algo em casa. Além das lectures algumas matérias tem laboratórios e/ou tutorials. Os tutorials são classes mais reduzidas onde o professor consegue ter um contato mais próximo com os alunos e dessa forma realizar exercícios ou discutir algum tópico.

UQ at night :) eu tb tirei essa!
Uma coisa muito legal da UQ é que as lectures são gravadas e estão disponíveis online coisa de 20 minutos depois da aula terminar! Isso é muito bom para estudar, já que muitas vezes a gente acaba perdendo alguns detalhes pela dificuldade de escutar um professor falando 50 minutos em inglês (chega uma hora que é complicado prestar atenção...).

As minhas matérias

Bom, quem acompanha o meu blog sabe que eu fui recusada em todas as matérias de farmácia antes mesmo de chegar o meu CoE. Eu quase desisti de vir por causa disso. Poréeeeeeeem, pentelhando meio mundo eu consegui pegar algumas matérias de farmácia :) mas resolvi pegar alguma matérias um pouco diferentes da minha grade também, vou contar um pouco sobre a minha primeira impressão de cada uma:

PHRM2040- Drug Discovery A1
É uma matéria que eu já havia feito no Brasil, porém aqui na UQ ela tem algumas aulas com conteúdos que eu não tinha visto. Está sendo bem legal para aprofundar alguns conhecimentos sobre química farmacêutica.
Não parece fácil, vai ter duas provas durante o semestre. Não tem laboratórios ou tutoriais, só a lecture mesmo.

PHRM2021- Dosage Form Design A1
É basicamente farmacotécnica, eu já havia feito no Brasil também. Porém assim como a PHRM2040, ela tem conteúdos que eu não tive a oportunidade de aprofundar na minha universidade brasileira, então parece que vai ser bem legal.
Ela tem 40% da nota composta pelos relatórios da aula prática e 60% pela prova final. As aulas de laboratório são um desafio semanal, hahahahaha. É bem complicado acompanhar o inglês das minhas parceiras australianas em um ambiente dinâmico como o laboratório. Mas elas são muito boazinhas e sempre que eu não entendo algo elas me explicam de novo, até elogiaram meu inglês :P

MKTG1501- Foundations of Marketing
Essa matéria é beeeeem legal, principalmente para aqueles que desejam dar um up no currículo com uma matéria que normalmente a gente não tem oportunidade de fazer no Brasil. Ela dá noções de marketing, falando sobre competitividade, público alvo, propagandas etc...
Além da prova final, a matéria tem um trabalho em grupo bem interessante. Sem contar que é uma ótima oportunidade para treinar o inglês e se soltar com os aussies.

WRIT1001- Writing for International Students
Para quem gosta de redação é uma boa matéria, porque é bem isso que ela ensina a fazer. É bem legal para quem quer dar um up no writing.
A nota é baseada em duas redações que você faz ao longo do semestre, uma de 1000 e outra de 2000 palavras. Além da lecture tem 2h de tutorial. 

Obrigado pelos comentários aqui no blog e no facebook =) é bem legal ver os feedbacks positivos de todos vocês, definitivamente é o que me motiva a escrever! E fiquem calmos, agora é só esperar a data da viagem chegar, o pior já passou! Trust me! ;)

Brisbane City


7 comentários:

  1. Legal Fernanda!! Eu só não entendi direito como vamos fazer pra pegar as matérias com pré-requisitos..Tem que mandar e-mail?? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mandar e-mail para o coordenador do curso para ver se ele te aceita na matéria.

      Excluir
  2. Massa! Escolhi Foudantions of Marketing também. Se eu for, resolvo tudinho na O-week.

    ResponderExcluir
  3. Oiee, gostaria de saber o que acontece quando a pessoa reprova em alguma matéria. Ela é mandada de volta pro Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, estou decidindo se vou ou não prai pelo CSF e queria muito umas informações, se vc puder me ajudar vou agradecer muito!!! :)
    Faço.enfermagem e falta 1 ano.e meio pra eu me formar, aí eu vou poder cursar as disciplinas clínicas e trabalhar com o paciente? Será que quando voltar terei que cursar esse 1 ano e meio? Tô com medo de perder esse tempão :/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, estou no processo do csf e estou pensando muito em escolhe UQ! Faço biomedicina, mas tá muito dificil de escolher as cadeiras, todas tem pre-requisitos mil... não sabia que podíamos cursar outras coisas sem ser do curso... a erika do lae disse que não podia... assim que a lae te manda email, você já tem que mandar as cadeiras que você quer e só nessa O-week é que você corre atras de mudar é? to meio perdida :)

    ResponderExcluir