segunda-feira, 18 de março de 2013

Orientation Week

Bom pessoal, como vocês devem ter percebido o ritmo dos meus posts caiu um pouco. Mas não é por falta de vontade ou coisas pra contar, o problema é que as aulas fazem os meus dias ficarem bem corridos. E aqui, diferente do Brasil, as aulas são curtas mas com MUITA matéria e trabalhos extra-classe, então acaba não sobrando muito tempo mesmo.

Mas apesar de tudo tento me dedicar nem que um pouquinho na semana ao meu blog também, se não vou deixando passar muita coisa legal ;)

Uma semana antes de começarem as aulas os novos alunos (tanto os calouros quanto os estudantes internacionais) são "obrigados" a participar da semana de orientação, vulgo, orientation week (o-week). Nessa semana não tem aula e você é convidado a atender algumas palestras para conhecer melhor a universidade e tudo que ela tem a oferecer!

Logo na segunda-feira teve uma palestra de boas vindas para todos os estudantes internacionais.


O legal é que todos os brasileiros foram nessa palestra, então é nesse momento que você acaba conhecendo todo mundo, já que antes é uma correria só com acomodação e tudo mais.

Uma coisa que eu achei bem interessante é que aqui na UQ as atividades extra-curriculares são muito incentivadas! O que infelizmente não acontece tanto no Brasil... O professor que deu a palestra recomendou fortemente  a todos os estudantes internacionais se envolverem com coisas que estão além da sala de aula e disse bem assim: "What happens outside the classroom is more important than what happens inside." :)

Depois dessa "welcome session" nós fomos para uma palestra dedicada somente aos estudantes internacionais. É bem legal porque você acaba ficando por dentro de tudo que rola na universidade! 

Saindo dessa palestra você vai para um "barbecue"! Eu coloquei barbecue entre aspas porque não é NADA disso que você está imaginando, hahahahahahaha. O queenslander barbecue é linguiça em um pão de forma branco, juro! Tem cebola, ketchup e molho barbecue pra dar uma incrementada, hahahahahahaha. Decepcionante, mas faz parte do intercâmbio conhecer a cultura local né?

Existem muitas outras palestras que você pode ir na o-week. É bem legal atender a maioria delas, pois elas explicam muita coisa! E aqui, não é igual no Brasil, você precisa correr atrás da informação se não acaba ficando pra trás.

Em um dos dias nós fomos convidados a ir em uma palestra (em português) onde um professor brasileiro que dá aula há alguns anos na UQ explicou como funciona o sistema de notas, disciplinas, trabalhos em grupo etc. É bem legal comparecer nessa sessão porque nela vão os coordenadores (ou representantes) de vários cursos, aí dá pra conversar sobre a sua grade e tudo mais. Foi aí que eu consegui abertura para falar das minha matérias de farmácia e o resultado foi que eu consegui pegar as que eu queria :)

É durante a o-week que acontece o market day! É uma "feira" onde todas as associações estudantis mostram seus objetivos e projetos e tem de TUDO! Desde clube de basquete, associação dos estudantes do seu curso até clube de dança ou do Harry Potter! Fora os brindes :P


Bom, o ritmo da o-week é bem tranquilo! Então dá pra você assistir as palestras e procurar casa/ turistar/ sair... Mas não deixe de ir em tudo que puder, é uma chance de conhecer um pouco sobre tudo que te espera no próximo ano!

2 comentários:

  1. FêCa, tudo bem?
    Gostaria de te dar parabéns inicialmente pelo seu blog, está muito interessante.

    Eu sou José Diniz neto, Aluno de Engenharia Elétrica, Bolsista de Iniciação Tecnológica do CNPq aqui no Brasil.
    Tenho grande interesse de ir para à Austrália e gostaria de tirar umas dúvidas com vc, pode ser?

    Minhas Dúvidas São:

    -Posso iniciar projetos de pesquisa no programa das Universidades Australianas? (sem querer se indelicado, vc saberia o valor da bolsa?)
    -É muito complicado conseguir estágio na Austrália? (mais uma vez, sem querer ser indelicado, vc saberia me informar o valor?)
    -Tenho interesse de ir pra Melbourne ou Sidney, o que vc acha destes locais para morar com relação ao custo de vida?
    -Também gostaria de conhecer alguns lugares, afinal, não sou de ferro(haha). Algum lugar em especial para me recomendar?

    Agradeço desde já a vc pela atenção, se vc puder me responder por e-mail eu agradeço.
    e-mail: josediniznetoee@gmail.com

    att,

    José Diniz Neto

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    Graduando em Engenharia Elétrica
    Bolsista de Inovação Tecnológica Pelo CNPQ
    Vencedor do Premio WEG de Inovação Tecnológica de 2012, categoria graduação
    Student Member of IEEE
    Student Member of Power & Energy Society (PES)

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4389478H8

    ResponderExcluir