segunda-feira, 25 de março de 2013

Alimentação

Muita gente veio me perguntar sobre a minha alimentação aqui na Austrália (inclusive minha mãe! Hahahahaha). 

Meu pratinho de todo o dia ;) pode ficar bem tranquila mamãe!
Como deu para perceber pelo meu prato, é possível comer bem por aqui. E sim, não tem feijão. Na verdade, até tem alguns mercadinhos onde dá pra comprar, mas nas grandes redes de supermercado não tem :/ aliás, se algum bixo quiser trazer um pacotinho na mala eu vou amar...

Mas para os que vem para a UQ, fiquem tranquilos, uma vez por mês tem uma feijoada por aqui :) é bem gostosa e por $12 é all you can eat e ainda ganha um guaraná!

Felicidade após 40 dias sem feijão.
Mas enfim, voltando...

Sem dúvidas a opção mais barata (e saudável) de alimentação é comer em casa. É bem dificil dizer o quanto por semana se gasta de supermercado, já que isso varia de acordo com o que você compra e o quanto você come. Mas eu acredito que comprando o básico (sem chocolates, comidas prontas e besteirinhas) a maioria gasta entre 40 e 70 dólares por semana no mercado, isso em Brisbane.

Aqui as grandes redes de supermercado são:

- Coles: É aonde eu costumo fazer compras com mais frequência, já que o acesso pra mim é bem fácil. É o mercado com o melhor custo x benefício na minha opinião, já que ele possui diversos produtos "homebrand" (com a marca do mercado mesmo) que são muito bons e em geral, de 20-50% mais baratos que as marcas convencionais. Além disso, as frutinhas e verduras estão sempre bonitas e fresquinhas :)


- Woolworths: Para ser sincera eu fui somente uma vez nesse mercado, as frutas e verduras estavam bem fresquinhas. Porém, eu não encontrei as homebrands dos produtos que eu costumo comprar, logo minha compra ia sair bem mais cara... Então eu acabei nem comprando lá e fui pro Coles mesmo.


- IGA: A vantagem do IGA é que ele fica em St Lucia, logo é a opção mais perto de casa, dá até pra ir andando. Porém tirando as carnes, tudo lá é bem mais caro e não tem as homebrands. Isso faz com que eu compre bem pouco lá, só mais quando eu preciso de pouca coisa.


Bom, mas não é sempre que dá para comer em casa, certo? Dentro da universidade existem algumas opções de alimentação. Não tem bandeijão, mas tem uma praça de alimentação super fofa dentro da UQ, tem um número razoável de opções como por exemplo sushi (aqui, a opção mais barata, acreditem!), subway, kebab, macarrão e por aí vai... Uma coisa importante de saber é que aqui não existe restaurante por kilo ou nada parecido. Isso é coisa do Brasil, infelizmente. O preço da refeição varia entre $5 e 15, dependendo do que você for comer e da bebida que você pedir.

Ah, e pra comer depois da balada a melhor opção é o Hungry Jacks, que nada mais é do que o Burger King! Se você tiver um smartphone é só baixar o aplicativo deles e fazer check-in no facebook quando chegar em uma das lojas para comer, depois de fazer isso você ganha um prêmio que pode ser desde uma casquinha até 50% de desconto no seu pedido!


Uma coisa importante de saber é que nas praças de alimentação dos shoppings o que predomina é a comida asiática, então prepare-se para os molhos adocicados e MUITA pimenta. A Austrália não tem comidas típicas (pelo menos até onde eu sei), porém é inaceitável vir até o outro lado do mundo e não provar carne de cangurú e os famosos biscoitos de chocolate TIM TAM!


Um comentário:

  1. quando fui a austrália, o irmão do meu tio que mora lá disse que a comida tradicional é o roast (assado, literalmente) de carne e verduras. e vegemite, óbvio hahaha

    ResponderExcluir