domingo, 30 de dezembro de 2012

Estudando para o TOEFL.

Eu marquei minha prova no início de julho para o dia 04 de agosto. Como peguei um exame na faculdade esse semestre acabei diminuindo meu tempo de estudos para 3 semanas. E como se não bastasse iria ficar uma semana em Buenos Aires no final de julho. Logo, tinha somente DUAS semanas para estudar para a prova.

Fiz inglês por 10 anos mas parei na época do vestibular e desde que entrei na faculdade nunca mais assisti uma aula de inglês. Então vocês podem imaginar como eu estava enferrujada...




Minha dica para quem tem uma boa base de inglês e pouco tempo para estudar é: estude para a prova. Como se fosse um vestibular mesmo! Estude o formato dela, aprenda a administrar seu tempo (isso é essencial no TOEFL!), decore (isso mesmo, DECORE) palavras- chave, estruturas de resposta etc. Assim como em um vestibular para assegurar uma boa nota você precisa aprender a responder aquilo que eles esperam que você responda.

No post anterior eu dei algumas dicas que me ajudaram bastante na hora da prova, lógico que cada um é cada um, mas nessas horas qualquer dica é bem vinda! Aí você testa e vê se dá certo pra você (só não vai fazer isso na hora da prova, por favor!).

Agora falando um pouco sobre material de estudo. Na internet você vai achar um mol de livros preparatórios para o TOEFL em sites como o 4shared ou o ebah então reserve uma tarde para baixar alguns deles, dar uma olhadinha e escolher aquele que mais te agrada. Quando você escolher, desencane dos outros! Use um livro só para estudar, se não você pode começar a se bagunçar, isso porque cada um deles tem uma estratégia diferente para realizar a prova, então descomplica! Escolha um e se joga!

Uma coisa que me ajudou bastante foi o canal do youtube Notefull. Assistam todos os vídeos, tomem nota e sigam as dicas do cara sem medo! Eu garanto que funcionam :) foi com esses vídeos que eu pude superar as minhas expectativas em relação a prova. Esses vídeos valem ouro, true story! 

Outra coisa legal de fazer para aperfeiçoar o writing é escrever sua redação no word e em seguida corrigi-la no corretor automático do gmail! É só clicar em "escrever" e no canto direito tem o botão "verificar ortografia" (não esqueça de configurar para inglês, hahaha). Com essa estratégia você consegue encontrar palavras com letras faltando ou extras e vai treinando sua escrita no computador, já que na prova você vai ter que digitar. É interessante também contar as palavras da sua redação, isso você pode fazer nesse site já que o número de palavras realmente conta na hora de pontuar a redação, para obter a pontuação máxima o ideal é que ela tenha entre 450- 500 palavras.

Para o speaking eu adotei os conselhos do Notefull e decorei estruturas que ele passou para responder cada uma das questões, isso foi um diferencial com certeza! Consegui cravar 26 pontos (de 30 possíveis) nessa parte da prova.

No caso do reading e listening a dica mais preciosa é realmente saber administrar o seu tempo, faz muita diferença na hora da prova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário