terça-feira, 21 de maio de 2013

Turistando - New Zealand, parte 1.

Todo mundo precisa de uma pausa, porque intercâmbio é  muuuito mais do que estudar o dia todo na biblioteca e assistir aulas :) e eu escolhi a Nova Zelândia como o meu primeiro destino (foi minha primeira viagem mais longa)! E sinceramente, se você vier até o outro lado do mundo e não arranjar tempo para dar um pulinho por lá definitivamente a seu intercâmbio não estará completo!



As paisagens que você vai encontrar nesse país são coisa de cinema! Literalmente! Já que foi por lá as filmagens da trilogia cinematográfica "Senhor do Anéis" e "O Hobbit" (não sei falar mais sobre isso, já que não sou a maior fã do mundo, mas enfim, quem viu sabe que os cenários são bonitos pra caramba!).

Hobbiton :) todas as fotos daqui pra frente são da minha viagem!
Animou? Então aqui vão algumas dicas sobre O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE EMBARCAR.

- Atividades: A NZ é um país com diferentes atividades dependendo da época do ano. Não espere fazer caiaque no inverno (que é BEEEEM frio) ou esquiar no verão (der!). É bom ver as atividades que você tem mais interesse de fazer, para aproveitar o máximo da sua viagem :) ah, e a NZ é a capital dos esportes radicais, então não deixe de pular de bungee jump ou fazer um skydive!

- Duração da Viagem: O tempo ideal para visitar com calma o país é de 13-15 dias (na minha opinião), eu fiquei 12 e fiz praticamente tudo que eu queria ter feito, mas alguns dias extras iriam ser ótimos ;) 

- Preço: Não espere gastar (com passeios, passagem e comida) menos do que AUD$ 1800. Sim, é uma viagem bem cara. Lembrando que muitas cidades ficam mais caras na temporada de férias! Falando com o recepcionista do hostel ele disse que as diárias normalmente aumentam $5 na alta temporada, então dependendo da época do ano que você escolher viajar, prepare-se para gastar um pouco mais.

- Passagens de Avião: Compre as passagens com o máximo de antecedência possível e pesquise (muito) os preços. De um dia pro outro a passagem pode estar $100 mais barata, mas uma coisa é fato: quanto mais perto da data da viagem, mais cara ela fica. Um site legal para pesquisar preços de passagem aérea aqui na Austrália é o Skyscanner.

- Explorando o País: O melhor jeito é de carro. As estradas são incríveis e tem possantes a partir de NZD$ 40/dia! Só não se esqueçam que lá também se dirige na mão inglesa e que as estradas apesar de lindas e bem sinalizadas são relativamente perigosas. Então se você pretende alugar um carro é bom se garantir no volante e se possível ter mais amiguinhos para dividir a direção com você, já que os trechos percorridos podem ser de até 7h!

- Levando Dinheiro:  As opções são cartão do bando australiano (achei as taxas bem ruins, informe-se com o seu banco sobre isso direitinho para não ter surpresas depois), VTM do banco australiano (a melhor opção na minha opinião devido as taxas) e cash (andar com $2000 tem seus perigos)...

- Guias: Se você é daqueles que curte um guia para planejar a viagem a melhor opção é o Lonely Planet. Além das dicas e sugestões de roteiros ele sempre dá opções para mochileiros!

Queenstown

- Celular: Muito caro, melhor comprar um cartão telefônico ou falar com a família pelo facebook mesmo. Eu só levei o meu para tirar fotos e acessar a internet quando achava algum wi-fi. 

- Comida: Lá a comida é mais barata que na Austrália, mesmo comer em restaurantes não sai absurdo de caro. Porém, para baratear a viagem o melhor é cozinhar no hostel mesmo. Uma dica importante é se planejar em relação aos suprimentos, já que algumas cidades são minúsculas e vivem somente em torno da atração turística local, assim os mercados além de pequenos são bem caros! Vale a pena fazer um estoque de coisas mais básicas como macarrão e pão nas cidades maiores.

- Cruzando de uma ilha para outra: Você pode cruzar de avião (as passagens com antecedência custam $50 normalmente) ou pelo Interislander. Lembrando que no interislander você precisa pagar para atravessar com o carro também.

- Alugando Carro: É uma boa ideia fazer a reserva pela internet, porém cuidado para não passar aperto com a locadora, pesquise bem as opiniões de pessoas que já usaram o serviço dela na internet. Nós tivemos váaaarios problemas com a APEX Car Rentals, então eu recomendo fortemente que vocês não aluguem carro com eles.

- Gasolina: Vai ter momentos que você vai ficar boas horas andando em uma estrada sem nada perto. Logo, não deixe a gasolina chegar na reserva para começar a procurar um posto! O recomendado é não deixar passar da metade.

- Vibe: Algumas cidades são ótimas para sair e beber como Auckland ou Queenstown. Porém, na maioria da viagem você vai pernoitar em cidades bem pequenas, que mal tem um supermercado. Ir para a NZ é uma viagem bem mais tranquila ;) perfeita para fazer com bons amigos ou namorado. 

Nos próximos posts vou escrever sobre o meu roteiro e algumas dicas!

Um comentário:

  1. Oi, adoro seu blog, e gostaria de te seguir no facebook tambem! Eu ja li que voce tem um grupo no face, mas nao consegui achar... se voce preferir me enviar por email, thais.amaralp@gmail.com! Eu ficaria muito grata :) obrigada, seu blog é ótimoo!!

    ResponderExcluir