terça-feira, 5 de novembro de 2013

Aussie Essentials - Câmera Fotográfica

Quando você recebe o dinheirinho da Dilma no Brasil dá vontade de chorar, afinal você provavelmente nunca viu tanto dinheiro pra você assim na vida. É tanta coisa que você queria comprar, tipo um PS4, que é muito comum fazer as escolhas erradas no impulso e acabar comprando algo que depois você vai ver depois que não era bem o que você tinha em mente.

Na minha opinião existem alguns itens que você realmente deve investir chegando aqui na Austrália e um deles é uma boa câmera fotográfica. E não, a câmera de 12MP do Galaxy S4 não é o suficiente quando se trata em gravar de forma fiel as coisas lindas que você vai ver nesse país (e nos países próximos!). Acredite, investir em uma boa câmera fotográfica faz TODA a diferença.

Como os preços aqui da Austrália são bem mais em conta do que no Brasil (e como a China é aqui do lado), é normal você se sentir tentado a comprar uma super câmera profissional com 12 tipos de lentes. Mas antes de se deixar levar pelo seu Dilma Card cheio de dinheiro é bom refletir sobre os propósitos da sua compra.

Aqui vai uma lista do que eu acho interessante levar em conta quando se compra uma câmera nova, baseado na minha experiência quando comprei a minha:

1. Seu Objetivo
Existem (simplificando bastante) três tipos de câmera: as compactas, as semi-profissionais (ou "bridge cameras") e as profissionais (onde você tem a liberdade de trocar lentes). O tamanho delas e bem diferente e de certa forma o preço também. 

Se você não tem paciência para carregar objetos volumosos definitivamente a sua categoria é a compacta. Elas são as mais baratas e algumas delas tem imagens realmente incríveis, pesquise bastante antes de comprar. Essa é a dica sempre!

.

Para quem procura uma qualidade superior a das compactas, sem o trabalho de carregar lentes pode optar por uma "bridge" câmera. Esses modelos tem um zoom maior do que as compactas, podendo chegar a até 50x. Além disso ela tem a opção do modo manual e semi-manuais dando mais liberdade criativa ao fotógrafo do que as compactas.



As câmeras que trocam de lente, também chamadas de DSLR (Digital Single Lens Reflex) possuem modelos "starters" para quem pretende entrar no mundo da fotografia mais "profissional". É uma boa opção para quem tem paciência e cuidado, já que você acaba tendo que levar equipamentos bem maiores durante as viagens. A qualidade das fotos compensa todo esse esforço, é claro.



2. Onde Comprar
Você pode comprar sua câmera em lojas físicas de eletrônicos aqui da Austrália, como a JB Hi-Fi ou a Harvey Norman. Porém nada bate o preço do site Camera Paradise que é super seguro e chega rapidinho! :) é importante ver se a diferença de preço vale a pena, afinal em caso de problemas no produto ou de necessidade de manutenção é sempre mais fácil lidar com uma loja física do que online.

3. Depois
Você pretende fazer um curso de fotografia (ou pelo menos de aprofundar no assunto)? Pense bem, afinal, de nada adianta comprar uma câmera super top e só usar no modo automático. Aqui na UQ tem o Clube de Fotografia, que promove cursos e viagens para trocar conhecimentos sobre o assunto.

É claro que esse é um post muito simplificado (e baseado na minha quase nula experiência pessoal) sobre os tipos de câmera, funções etc. Eu aconselho bastante o PhotographyBLOG e o Amor pela Fotografia para mais informações e dicas :) além disso, para quem gosta de livros mesmo eu aconselho o que eu ando lendo Lonely Planet's Guide to Travel Photography que ensina o básico sobre configurações até como tirar fotos de pessoas, paisagens, animais etc.

Mas enfim, não deixe de pesquisar e se o dinheiro permitir comprar uma câmera, porque vale muito a pena registrar os momentos aqui do outro lado do mundo em alta qualidade! :)


Sunset in Sydney, July 2013 

Amazing Brisbane at Night, November 2013

6 comentários:

  1. Essas fotos foi você quem tirou? *--*

    ResponderExcluir
  2. Fê, sei que esse não é o post correto para comentar mas não sei se tu vê os posts antigos, então lá vai: como funciona o pagamento do seguro saúde? Sou do edital atual, 167/2013, e vi no eFomento (nem fui deferida ainda mas já tô super ansiosa e pesquisando tudo!) que o valor repassado é de 2.500 reais por mês (resultando em uns 30 mil no fim dos 12 meses).

    Li num post teu que no caso da Aus, somos assegurados automaticamente com o OSHC. Então pra que servem esses 2 mil reais mensais?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fê, nossa, sou encantada pelos seus posts... são muito úteis!!! =)
    Maravilhosas suas fotos..

    ResponderExcluir
  5. Você tem algum modelo de câmera para recomendar (da bridge ou DSLR)?? Algum que você goste?? Não entendo mto e nem tenho experiências, mas adoro fotografia!!! :)

    ResponderExcluir